A cultura do Chá- Curiosidades.


O hábito de beber chá é uma tradição milenar que começou há mais de cinco mil anos, através de uma história tão marcante quanto seus sabores. 

 

Por sua origem lendária, é comum ouvirmos falar que em apenas uma caneca de chá existem milhares de origens e culturas

 

 

👍Como o chá surgiu:

 

Para entender melhor os caminhos que a bebida milenar percorreu, é preciso conhecer a história do seu surgimento. O primeiro registro da história do chá aconteceu na China, quando o imperador Shen-Nung descobriu a bebida por acidente. 


A lenda mais conhecida conta que enquanto o imperador fervia água para beber, algumas folhas de uma árvore silvestre caíram na panela do imperador. Invés de retirar as folhas, Shen-Nung provou a bebida e imediatamente teve a sensação de conforto e bem-estar.
 
Em outra lenda, contada em algumas regiões da China,  Shen-Nung estaria muito doente e precisou descansar em seu quintal, quando algumas folhas voaram em sua boca. O imperador decidiu mastigar e imediatamente se sentiu revitalizado e curado de suas dores. 
 
Independente da lenda, a planta protagonista é a Camellia sinensis, mãe das seis variedades de chá que conhecemos (chá pretochá oolong, chá vermelhochá verdechá amarelo e chá branco). 


👉A cultura do chá em seu país de origem:
 
Hoje, o chá é a bebida mais popular da China, sendo consumida diariamente por pessoas de todas as idades. Mas muito mais do que consumir individualmente, a bebida é oferecida como um sinal de prosperidade e união. 
 
Um fato curioso é que apesar de consumirem chá em diferentes momentos do dia, o chá da manhã costuma ter um valor mais baixo do que no restante dos dias, justamente por ser cultural já começar o dia com uma caneca de chá na mão. 
 
Ao apreciar o chá, a população costuma dar muita atenção aos três primeiros goles: o primeiro prepara seu paladar para receber todos os sabores do chá, o segundo é para sentir em especial as notas aromáticas e o terceiro para apreciar a mescla como um todo. 
 
imagem: chinavistos

É notável que a cultura chinesa envolve muitas lendas e traz um aspecto mágico a cada gole. No país, ao agradecer o anfitrião pelo chá oferecido, basta bater na mesa duas vezes, com o dedo indicador e médio. 

 

A tradição também iniciou através de uma lenda, que conta a história de um imperador chinês que saía escondido do palácio para se misturar com o povo e não ser reconhecido. Por isso, quando o imperador servia chá para seus guarda-costas, eles só podiam agradecer com este simples gesto na mesa, ao invés de se ajoelharem e revelarem que acompanhavam um imperador. 

 

 

👉As casas de chá chinesas:

 

Diferentemente do Brasil, onde vemos diferentes cafeterias pelas ruas, na China são as casas de chá que ganham espaço. Grandes clássicos da cultura chinesa, as casas de chá cativam turistas de diferentes lugares do mundo. 

 

Ao visitar Pequim, por exemplo, você pode vivenciar as típicas cerimônias do chá enquanto escuta a explicação de um especialista e experimenta os principais chás produzidos na China. 


Imagem: tripadivisor

👌Os famosos chás chineses: 

 

Por ser o país de origem do chá, a China também é o principal produtor da bebida. Com vastas plantações que alcançam quase 5 metros de altura e podem viver até 100 anos, os chás chineses são muito conhecidos por sua qualidade e sabores característicos. 

 

Os métodos de cultivo e preparo do chá levaram séculos para serem desenvolvidos pelos chineses. Tradicionalmente, é realizada a tostagem das folhas da Camellia sinensis em grandes frigideiras de ferro, método que proporciona um sabor terroso e levemente tostado aos chás chineses. 

 

Se você tem interesse em provar os chás mais tradicionais do mundo, comece pelo chá verde orgânico puro, extremamente refrescante e herbal. A experiência de prová-lo é única e marcante até mesmo visualmente, uma vez que é formado somente por bolinhas que se abrem durante a infusão.

 



📌Outra dica para provar os sofisticados chás chineses é escolher aqueles que foram elaborados com o método Uji, que vaporiza suas folhas lentamente. A variedade é cultivada com uma técnica especial, sombreando as plantações antes da colheita, como o Chá Verde Sencha Superior


Informações Importantes e Precauções:
Acima de 12 anos, Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes. O uso excessivo pode levar a problemas renais.

É preciso ter a forma correta de preparo e de uso. Além disso, é imprescindível atentar a informações sobre cada planta, sua dose, contraindicações e, também, possíveis interações com medicamentos que o paciente já utiliza

Portaria nº 6, de 31 de janeiro de 1995. Institui e normatiza o regulamento e produtos fitoterápicos junto à Secretaria de Vigilância Sanitária. Diário Oficial da União. 1 fev 1995;Seção 1:1378-9.


Fontes: tea shop, chá verde e saúde e Lidiane Moura.


Cuide bem de você, cuide bem de sua saúde.
Por: Lidiane Moura Terapeuta Integrativa.





Gratidão pela Confiança do meu trabalho. 
Ser Facilitadora na sua jornada será minha Feliz Missão. Gratidão Sempre! 



Topo